✨ O uso da Asana Intelligence para gerar opções de campos personalizados

Autoria do texto: @Richard_Sather

Versão original em inglês: ✨ Use Asana Intelligence to generate Custom field options



Precisam criar rapidamente uma longa lista de opções para os campos de seleção única ou múltipla? Ou apenas buscam inspiração para as opções de campos suspensos?

A Asana Intelligence em breve chegará aos campos personalizados, disponíveis para as modalidades Premium, Business e Enterprise, sem custo adicional. Aproveitando o potencial dos LLMs (grandes modelos de linguagem, na sigla inglesa) de IA, esta nova funcionalidade estará disponível após a criação de um novo campo de seleção única ou múltipla!

Como usar a funcionalidade

No menu Personalizar, selecionem “Adicionar campo personalizado” e confirmem se o “Tipo de campo” está definido para “Seleção única” ou “Seleção múltipla”. Ou então, cliquem no ícone + na extremidade direita das colunas na visualização de lista.

No modelo “Adicionar campo”, na guia “Criar novo”, vocês verão a faixa “Recomendar opções de campo com a Asana Intelligence”. A funcionalidade funciona com qualquer informação inserida no “Título do campo”, bem como em combinação com o campo “Descrição”, por isso lembrem-se de clicar no botão “+ Adicionar descrição” para também habilitar isso. Então, vamos dar uma olhada!

Exemplo 1

Que tal criar os estágios de um fluxo de trabalho típico, como rastrear leads em potencial?

Em “Título do campo”, podemos inserir o que normalmente usaríamos para ele, por exemplo, “Fase de lead”; em seguida, pressionamos o botão roxo “Recomendar”.



O bot pensará um pouco e, depois, apresentará os resultados, como vemos abaixo.



Se estivermos satisfeitos com esses resultados, podemos clicar em Aceitar.

Em seguida, podemos editar as cores, adicionar emojis, reordenar opções ou adicionar mais opções ao nosso menu suspenso.

Mas por que não deixar isso a cargo da IA? :grinning:

Vamos tentar usar instruções adicionais na “Descrição” para refinar os resultados, depois basta clicar no botão “Tentar novamente”. Vamos ver…


Hmm… muito melhor, não é? E, se vocês não gostarem de alguns emojis, poderão alterá-los depois de clicar em aceitar, bem como adicionar outras opções, removê-los ou alterar a ordem.

Vocês podem se perguntar: “Eu poderia criar esse campo por conta própria, então, qual é a grande vantagem?”

Vamos tentar algo mais interessante…

Exemplo 2

Que tal um campo suspenso com todas as semanas do ano, como Semana 1, Semana 2, Semana 3, etc.: 52 opções para as quais ninguém tem tempo, não é? Este campo personalizado pode ser adicionado a cada tarefa dos projetos para lhes dar estes insights, bem como uma surpresa ao final… fiquem atentos! :wink:

Vamos pedir à IA para criar esse campo para nós. Aqui vai…



Hmm… os resultados foram apenas cinco opções, com cores aleatórias. Não é o que queremos.

Vamos tentar fazer um ajuste adicionando mais instruções no campo “Descrição”.



Ah, muito melhor! Tudo pronto em poucos segundos :+1:

…mas talvez alguém diga: “Eu quero que eles sejam abreviados para exibir como Sem. em vez de Semana”.

Tudo bem então, vamos ajustar o campo “Descrição” novamente para mencionar “abreviado como Sem.”.


Nada mal, não é mesmo? :+1:

Preencher automaticamente os valores dos campos

Então, o que fazer com esse campo personalizado agora? Digamos que vocês tenham centenas de tarefas no seu projeto e precisem preencher esse campo em todas elas. Fica pesado, não é?

Bem, vocês poderão deixar a IA preenchê-lo por vocês, neste caso, com base na data de conclusão da tarefa! A IA pode descobrir para que semana do ano a tarefa está prevista e, assim, preencher a opção relevante no nosso menu suspenso recém-criado. :star_struck:

Selecionem todas as tarefas, cliquem em um valor de campo em branco, depois rolem para baixo até o final das opções suspensas e selecionem “Preencher automaticamente o valor do campo” como vemos abaixo.



e vamos ver o que acontece…


Nota máxima! :100:

:bulb: Para garantir que vocês obtenham estes resultados, conforme a sua expectativa, talvez seja necessário editar a “Descrição” do seu campo, conforme abaixo. Ao que parece, isso ajuda o recurso de preenchimento automático da IA a entender o que deve fazer!

Quanto mais informações vocês inserirem no projeto, nos campos e na estrutura geral, melhores serão os resultados que a IA da Asana lhes fornecerá. Lembrem-se disso!



Testem, experimentem e aprendam a usar instruções em “Título do campo” e “Descrição”

Em relação ao primeiro exemplo acima, vocês podem testá-lo em suas próprias áreas de atuação para ver o que a IA apresenta, como “Estágio imobiliário”, “Etapa de engenharia”, “Status do bug”. A IA acertou? Deixou passar alguma coisa ou incluiu uma opção em que vocês não tinham pensado? Façam testes com o Título do campo e a Descrição, que são essencialmente campos de onde a IA obtém instruções, assim como a caixa de instruções do Chat GPT.

Em relação ao meu segundo exemplo acima, vocês também podem testar várias listas usando a seguinte instrução no Título do campo e na Descrição, como em Estados dos EUA. Observem as nuances nos resultados em função do conteúdo do campo Descrição.


|Título do campo|Descrição|Resultado|

| — | — | — |
|Estado dos EUA|(vazio)|Todos os 50 estados dos EUA, listados em ordem alfabética, sem cores|
|Estado dos EUA|abreviado|Conforme acima, mas abreviado com duas letras (AL, AK, AZ, AR, etc.)|
|Estado dos EUA|abreviado, com emojis|Conforme acima, mas com emojis ao fim, cores da opção com base na cor do emoji|
|Estado dos EUA|abreviado, com emojis, sem cor|Conforme acima, mas sem cores para as opções (cinza padrão)|


Vocês também poderão ir mais além com estes campos personalizados: façam seus experiências quando a funcionalidade for lançada! :wink:


Título do campo Descrição
Mês abreviado, sem cor, com emojis
Última atualização 52 sextas-feiras de 2024, percorrer todas as cores quantas vezes for necessário
Última atualização 52 sextas-feiras de 2024, percorrer todas as cores quantas vezes for necessário, em formato abreviado como MM/DD

Deem feedback para ajudar a melhorar a funcionalidade :+1: :-1:

Observem que a funcionalidade ainda está em desenvolvimento, então pode haver alguns resultados inesperados. Sinto que os resultados vão melhorar ao longo do tempo e todos nós podemos ajudar a ensinar a IA e aperfeiçoar essa função ao dar feedback não apenas quando ficamos insatisfeitos com um resultado, mas também quando estamos satisfeitos com ele, especialmente quando tiver nos poupado muito tempo! Portanto, lembrem-se de usar os botões para indicar se curtiram ou não e dar feedback sobre os resultados obtidos. Saibam mais neste artigo: Como compartilhar feedback sobre os recursos da IA.



Perguntas e respostas:

  1. É possível obter opções de campos personalizados diferentes se as opções sugeridas não funcionarem para o meu projeto?: Sim. Refinem o Título de campo ou Descrição antes de clicar em “Tentar novamente” para obter sugestões diferentes. Clicar várias vezes em “Tentar novamente” parece retornar exatamente os mesmos resultados, mas isso pode mudar em uma atualização futura.

  2. Posso modificar as opções sugeridas?: Sim. Depois de aceitar as opções sugeridas, vocês podem modificá-las normalmente, reorganizá-las, alterar as cores, emojis, etc. antes de salvar. Vocês sempre podem voltar para editá-las mais tarde, normalmente.

  3. Quais tipos de campo são compatíveis com esta funcionalidade?: A funcionalidade de sugestão de campos personalizados é compatível com os campos personalizados de seleção única ou múltipla.

  4. Posso solicitar e adicionar sugestões de opções aos campos existentes? Não. A funcionalidade só aparece na guia “Criar novo” durante a sua criação. Ela não está disponível no modal “Editar campo”.


Se alguém precisar de algum campo personalizado específico, pode consultar o artigo do Richard: Free Custom Field Templates (Modelos de campos personalizados gratuitos).

1 Like