Novidade! Monitore o tempo gasto em suas tarefas na Asana ⏱

Olá, Comunidade Asana,

Estamos muito animados em anunciar que temos uma nova funcionalidade nativa de monitoramento de tempo na Asana! Com este novo recurso, os usuários poderão monitorar o tempo estimado e real despendido nas tarefas. Esta informação ajudará a tomar decisões estratégicas em relação aos recursos e a obter estimativas em tempo real mais precisas sobre o progresso do projeto. Além disso, são dados essenciais para a realização de previsões e orçamentos.

Para proporcionar valor aos nossos clientes da forma mais eficiente, o recurso de monitoramento de tempo será implementado em três fases distintas. Com isso, novas funcionalidades serão disponibilizadas nos seus domínios Asana ao longo dos próximos meses.

Com o primeiro lançamento esta semana, as equipes poderão ativar o monitoramento de tempo no menu Personalizar dos seus projetos. Depois de ativá-lo, todas as tarefas do respectivo projeto passarão a incluir os campos globais de “duração estimada” e “duração real”. Utilizem o campo de duração estimada para planejar o tempo que a tarefa deve levar, e o campo de duração real para monitorar o tempo que foi efetivamente necessário. Com este primeiro lançamento, vocês poderão inserir manualmente os registros de tempo no campo “duração real” das tarefas. Para isso, basta clicar no campo, inserir a duração e a data que desejam registrar, e salvar.


Esses dados de tempo estão disponíveis na geração de relatórios e nos painéis. Vocês poderão criar gráficos que comparam as durações estimadas e reais e, assim, obter uma visão em tempo real do progresso do projeto. A duração estimada também está integrada à Gestão de recursos, proporcionando um controle melhor sobre o planejamento de capacidade e alocando recursos de forma mais eficaz.


Em dezembro, planejamos implementar o cronômetro incorporado. Além de poder registrar manualmente a duração real, vocês também poderão usar um cronômetro e adicionar os registros de tempo às tarefas de forma automática à medida que trabalham nelas. Todas as sessões registradas com o cronômetro serão exibidas no painel de tarefas. Caso se esqueçam de parar o cronômetro, não será um problema: bastará editar as sessões de tempo após terem sido salvas. Este lançamento também permitirá que vocês ativem o monitoramento de tempo em Minhas tarefas, o que incluirá os campos de monitoramento de tempo em qualquer tarefa atribuída a vocês, independentemente do projeto em que ela se encontre.


A fase final da implementação será no início do próximo ano. Nela, incluiremos a capacidade de agregar subtarefas ao monitoramento de tempo, ou seja, todas as durações registradas nas subtarefas serão automaticamente somadas ao tempo da tarefa principal. Importante: isso só funcionará no primeiro nível de subtarefas. Os tempos registrados nas subtarefas das subtarefas (e nos níveis subsequentes) não serão contabilizados. Além disso, vocês poderão importar e exportar os dados de tempo de e para a Asana, bem como utilizar a duração estimada em modelos, o que facilitará a configuração de fluxos de trabalhos replicáveis.

Esperamos que vocês tenham gostado de todas estas atualizações. Sabemos que a comunidade aguardava ansiosamente pelo monitoramento do tempo. Mal podemos esperar para ver como esta funcionalidade transformará o modo de trabalhar das suas equipes!

1 Like