💡 Todas as automatizações da Asana que criamos para os nossos clientes

Autor do texto: @Bastien_Siebman

Texto original disponível em inglês: 💡 All the Asana automations we built for our clients

Como usuário da Asana, tenho um superpoder: sei programar e usar a API da Asana para fazer a ferramenta realizar (praticamente) qualquer coisa :slightly_smiling_face:, e usamos esse poder em prol dos nossos clientes e de nós mesmos diariamente!

Achei que seria conveniente listar todas as automatizações que criamos para eles (e para nós mesmos) e, assim, inspirar você a criar por si mesmo ou buscar auxílio conosco! E eu tentei dar a elas nomes interessantes. ^^

:droplet: Pingos de informação: na nossa conta Asana, temos uma tarefa por cliente e cada qual
tem o nome do cliente, país, idioma, endereço, etc. Criamos uma automatização para essa informação “pingar” (daí o nome sugerido) na subtarefa subsequente (como cotações e faturas).

:fire: Assistente de prioridade: muitos dos nossos projetos têm um campo personalizado “Prioridade” com um único valor (“Alta”) e, quando uma tarefa tem esse valor, a nossa automatização acrescenta um emoji de fogo ao nome da tarefa, assim vemos diretamente
a prioridade na visualização de Minhas tarefas.

:unicorn: As feras da vez: associamos um ícone de animal a cada cliente com base no seu potencial (o unicórnio para um grande potencial, o leão para um potencial interessante, e assim por diante) e temos uma automatização que adiciona o emoji à tarefa do cliente e até ao respectivo projeto!

:space_invader: Tarefas pessoais: hospedo tarefas privadas e pessoais na minha própria conta profissional da Asana. Para distinguir umas das outras, criei uma automatização que inclui o emoji de um alienígena nas minhas tarefas pessoais.

:framed_picture: O truque da incorporação: quando a Asana apresentou as visualizações somente para leitura nos projetos, muitos usuários quiseram incorporar a visualização no seu site, mas a Asana evitou essa ação. Nós criamos um código que permite incorporar uma visualização somente para leitura em qualquer lugar.

:calendar: O renomeador de reuniões: um cliente nosso estava mostrando tarefas de reunião no calendário, mas faltava ter o nome do projeto no nome da reunião, por isso criamos uma automatização que anexa o nome do projeto a tais tarefas.

:arrow_heading_up: Preenchedor de portfólios: um cliente nosso que usa a Gestão de recursos precisava adicionar todos os projetos a um portfólio principal, e a nossa automatização assim o fez, livrando-o de erros e poupando horas de trabalho por ano.

:heavy_multiplication_x: Calculadora: a Asana não tem fórmulas para campos personalizados, então criamos isso por nossa conta e estamos usando em todos os lugares!

:mechanic: O faz-tudo: o nosso cliente precisava tomar várias medidas ao fechar um acordo com o Hubspot (criar um projeto com base num modelo, adicionar o projeto a um portfólio, preencher vários campos) e a nossa automatização lhe permitiu fazer isso com uma simples ação no Zapier chamando o nosso código.

:moneybag: O contador: um cliente nosso calcula quanto tempo leva uma tarefa e a atribui de acordo com a função do usuário; graças aos campos personalizados, o cliente pôde determinar uma tarifa para cada função, o que permitiu à nossa automatização calcular o custo exato de cada tarefa, bem como consolidar a soma total por portfólio.

:houses: Assistente de subtarefas: o nosso calendário de conteúdo vem usando subtarefas de modo intensivo e queríamos que elas aparecessem no calendário, então fizemos uma automatização que inclui quaisquer subtarefas no projeto principal.

:dancing_women: Criador em massa: o nosso cliente precisava criar centenas de projetos, todos com base num modelo. Criamos uma ferramenta que lhe permite simplesmente colar uma lista de nomes de projetos, e a nossa ferramenta cuida do restante.

:basketball: Detector de bola fora: um cliente nos procurou com um pedido inusitado: “Queria saber quais tarefas não receberam um comentário nos últimos 7 dias úteis e se o último comentário foi da minha equipe ou do cliente”. E nós criamos a ferramenta de que eles precisavam. :slightly_smiling_face:

Uau! Revisitando esta lista, estou tão orgulhoso e feliz por termos conseguido criar tudo isto!
E este é apenas o começo! Entre em contato caso se interesse por alguma destas automatizações.