Autor do texto: @Rashad_Issa
Texto original disponível em inglês: Tasks Metadata now appear as Custom Fields within your Project
Vocês já estão sabendo da atualização recente da Asana que mostra os metadados das tarefas como campos personalizados do projeto?
O que isso significa? E como podemos aproveitar esta novidade?
Antes de compartilhar as dicas, gostaria de relembrar como o sistema funcionava. Nós criávamos o projeto e, nas tarefas, selecionávamos um responsável e uma data de conclusão.
Durante todo o ciclo de vida da maioria dos projetos, era necessário monitorar com atenção o progresso das tarefas para acompanhar as alterações, edições e trabalhos finalizados. Por causa dessa limitação, precisávamos consultar cada tarefa para verificar o que estava acontecendo. Como vocês já devem saber, esse é um trabalho quase impossível e um verdadeiro pesadelo para as operações.
A atualização dos metadados, agora disponíveis como campos personalizados, é muito bem-vinda porque:
-
Agora é rápido consultar a data de modificação de uma tarefa diretamente na visualização de lista do projeto para decidir se preciso ou não acessar a tarefa.
-
Posso aplicar um filtro de campo personalizado, como o de data de modificação, para procurar tarefas que talvez estejam esquecidas há mais de um mês.
-
Consigo verificar quando uma tarefa foi concluída para comparar com a data de conclusão inicialmente prevista. Este é um ótimo ponto de partida para criar relatórios de produtividade e chegar a conclusões que ajudem a melhorar o planejamento de projetos futuros.
-
Quando sabemos quem criou uma tarefa num projeto de longa data, é possível entender o contexto por trás daquela tarefa, principalmente se ela tiver sido criada há muito tempo.
-
Agora podemos extrair os dados do projeto para analisar as datas de criação, modificação e finalização, o que permite oferecer à liderança da organização um resumo do tempo gasto no projeto, com sugestões de otimizações.
Vocês já estão usando esses campos? De que forma?