O Fluxo Asana traz o Construtor de fluxo de trabalho, a Página inicial e a Geração de relatórios para criar fluxos de trabalho mais conectados

É com muita alegria que venho compartilhar algumas novidades empolgantes sobre atualizações de produtos, que muitos de vocês já viram em prévia durante o nosso último encontro Asana Together.

Ao avançarmos no novo ano, muitos de nós estamos refletindo sobre os nossos hábitos e encontrando formas de nos tornarmos mais organizados, eficientes e capazes de estabelecer melhor as prioridades. O mesmo pode se aplicar à forma como trabalhamos e à busca por maneiras de colaborar e de coordenar melhor com os nossos colegas de trabalho.

Durante as próximas semanas, vamos lançar uma série de atualizações significativas que nos ajudarão a construir, executar e melhorar os fluxos de trabalho que levarão os nossos projetos adiante. Quer seja ao trabalhar num projeto individual ou ao colaborar com equipes ao redor do mundo, o Construtor de fluxo de trabalho, a Página inicial e os novos Relatórios de fluxo de trabalho, conjunto de funcionalidades a que demos o nome de Fluxo Asana, vão nos ajudar a criar melhores conexões entre nós, o nosso trabalho e as pessoas com quem trabalhamos. Além disso, iniciaremos a fase beta dos Componentes de aplicativo, que aprimora o nosso kit de ferramentas para desenvolvedores e permite a incorporação direta de um maior número de aplicativos à interface de usuário da Asana.

Vamos então ao que interessa!

Construtor de fluxo de trabalho

O Construtor de fluxo de trabalho é uma nova ferramenta que permite apontar e clicar para criar visualmente poderosos fluxos de trabalho automatizados, e que não requer conhecimentos de programação. Com ele, podemos aproveitar melhor funcionalidades como regras, formulários, integrações e outras para conectar as equipes em todos os níveis e pilares da organização, e criar processos que sejam realmente eficazes do início ao fim.

Se quiserem saber mais sobre como usar o Construtor de fluxo de trabalho e como nós o usamos para desenvolver uma variedade de fluxos de trabalho, inscrevam-se no nosso evento Workflow Learn-a-thon, que acontecerá em 24 de fevereiro de 2022, às 10h PST (15h, no horário de Brasília, e 18h em Portugal continental). Para reservar lugar, cliquem aqui.
*Estes eventos transcorrerão apenas em inglês.

Biblioteca de modelos

Repaginamos vários dos nossos modelos populares para ajudar a começar mais rápido, e incluímos outros modos de aproveitar regras, integrações e outros. Também convidamos alguns dos nossos clientes ao redor do mundo a compartilharem conosco os seus fluxos de trabalho favoritos na forma de modelos, começando assim uma partilha de fluxos e boas práticas na nossa comunidade. Entre os exemplos está o fluxo de produção criativa da Discovery, o fluxo de gestão de campanhas da ClassPass e o fluxo automatizado de tradução da Awin. Aproveito para relembrar a importância de salvar os seus modelos favoritos dentro do seu domínio Asana, para que outras pessoas na sua organização também possam aproveitar os fluxos de trabalho bem-sucedidos que vocês criarem.

Página inicial

Depois de criar os fluxos de trabalho, normalmente é preciso levar os nossos colegas de equipe a contribuir nesses processos, e também devemos encontrar uma maneira útil de priorizar as tarefas que devem ser concluídas de modo a avançar o trabalho. A recém-lançada Página inicial nos permite aprofundar no trabalho que mais nos importa, e pode ser personalizada conforme necessário. Vamos começar com a seguinte seleção de widgets (muitos outros virão em breve!):

  • O painel de Prioridades exibe as tarefas próximas, atrasadas e recentemente concluídas, bem como os projetos e fluxos de trabalho relacionados. Assim, é fácil determinar exatamente onde esses trabalhos se enquadram no panorama geral.
  • O atalho Pessoas mostra os colegas de equipe com quem colaboramos mais frequentemente, para assim podermos atribuir facilmente tarefas, enviar mensagens e visualizar o trabalho compartilhado.
  • Utilizando a ferramenta Projetos, temos acesso rápido a projetos recentes, frequentes e favoritos para entender como as tarefas progridem rumo às metas gerais da empresa.
  • No Caderno encontramos um espaço para fazer anotações e vincular tarefas, pessoas e projetos, o que nos ajuda a recordar e a acompanhar ideias rápidas sem precisar sair da Asana, reduzindo assim as distrações e mudanças de contexto.

Relatórios de fluxo de trabalho

À medida que usamos os fluxos de trabalho, às vezes é preciso saber como está transcorrendo o processo e identificar as etapas que poderiam ser melhoradas. Os novos tipos de gráfico, como gráficos comparativos, de linhas e de colunas sobrepostas, vão nos ajudar a acompanhar o progresso na visualização mais eficaz para cada tipo de projeto. Estamos também lançando novas funcionalidades para a geração de relatórios, como métricas de conclusão e de desvio, que nos permitirão monitorar o desempenho dos fluxos de trabalho e trarão insights para melhorarmos esses processos.

Componentes de aplicativo

Por último, continuamos ampliando a implementação dos Componentes de aplicativo e melhorando as formas como a API da Asana pode ser aproveitada. Com os Componentes de aplicativo, os desenvolvedores terão uma maneira mais simples e rápida de construir ferramentas que se integram diretamente à interface de usuário da Asana. Quer vocês criem personalizações específicas para uma organização ou construam aplicativos para toda a comunidade Asana, temos todo o interesse em firmar parcerias de modo a tornar a Asana mais útil a todos!

Com este lançamento, também adicionamos 3 novas integrações que usam os Componentes de aplicativo:

  • Miro: complementando a funcionalidade Miro + Asana, os clientes agora podem integrar o quadro branco virtual do Miro a uma tarefa Asana para ver as informações e atividades essenciais, proporcionando a todos o contexto necessário para transformar as ideias compiladas durante debates criativos, sessões de planejamento ou outros exercícios de equipe em ações concretas, sem para isso ter de alternar entre os aplicativos.
  • Jotform: enviando automaticamente as respostas de formulário para os projetos Asana, as equipes podem padronizar o recebimento dos dados obtidos com o Jotform e manter a organização entre os colaboradores ao atribuir, automatizar e monitorar os envios de formulários como tarefas Asana independentes.
  • Google Drive: em breve, os clientes poderão manter-se em sincronia na Asana ao colaborar em Documentos, Apresentações ou Planilhas do Google. Sempre que um novo comentário for adicionado a um arquivo do Google Drive vinculado a uma tarefa da Asana, os colaboradores desta receberão uma notificação para se assegurarem de que o feedback ou as perguntas em aberto não passem em branco.

Estamos animados para saber o que acharam das novidades. Compartilhem suas dúvidas e opiniões conosco nos comentários abaixo!

Olá Maria.
Estamos ansiosos pelos gráficos e relatórios conforme a evolução prevista!
Temos a previsão do dia de disponibilização?

1 Like

Olá @Alexandre_Lima_Braun, obrigada por nos contatar!

Recentemente adicionamos uma nova versão de nossos gráficos de burnup, para você poder personalizar os filtros, o intervalo de datas e as unidades que deseja incluir em seu gráfico burnup! Esse gráfico está disponível no Painel do projeto e nos Relatórios.

Além disso, agora você também pode adicionar uma nova medida nos gráficos: “Tempo para conclusão”. Esta medida permite criar gráficos medindo quanto tempo leva para uma tarefa ser concluída após a criação. Esta opção está disponível no Painel do Projeto.

Esperamos lançar mais tipos de gráficos em breve! Nós manteremos você atualizado no Fórum! :slight_smile:

Que show Emily!
Ficamos no aguardo pelos Gráficos de Linhas e Colunas Sobrepostas… \0/.

1 Like

This topic was automatically closed after 13 days. New replies are no longer allowed.