Como construir a sua estratégia na Asana: abordagem top-down ou bottom-up?

Autor da publicação: @Rashad_Issa

Versão original em inglês: How to build your strategy in Asana (Bottom up or Top down)



Não importa se vocês administram uma PME (pequena ou média empresa) ou uma organização de grande porte, ou se vocês trabalham presencialmente :round_pushpin: ou com equipes espalhadas pelo mundo :earth_africa: — quem utiliza a Asana provavelmente está em busca de melhorar a produtividade :chart_with_upwards_trend: e promover a colaboração na equipe.

Além disso, as pessoas que contam com a Asana estão atentas ao panorama geral das coisas e querem, acima de tudo, realizar trabalhos que contribuem para isso.

:question:Mas, afinal, o que é esse panorama geral?

Algum tempo atrás, a Asana apresentou a funcionalidade de Metas e falou sobre a Pirâmide da clareza. Vejam este guia sobre Como criar uma Pirâmide de clareza com as Metas na Asana.

Gostaria de propor alguns pontos a levar em conta quando vocês usarem esta funcionalidade para terem êxito, independentemente de serem novos usuários da Asana com acesso imediato às Metas, ou veteranos que fizeram upgrade para aproveitar a novidade.

:arrow_down: Estratégia top-down (de cima para baixo): :arrow_down:

  1. Costuma ser estipulada pela equipe executiva e abrange metas estratégicas de alto nível que deverão ser alcançadas pela empresa.
  2. Identifiquem essas iniciativas e registrem cada uma delas como metas na Asana.
  3. Colaborem com a equipe executiva para que cada meta esteja bem definida e associada a uma métrica mensurável.
  4. Definam um cronograma factível, a frequência dos acompanhamentos, e também eventuais métricas prioritárias de alto nível às quais vocês desejam dar destaque.

Anexei duas fotos para mostrar as telas de uma meta. Defini uma métrica percentual e programei acompanhamentos mensais.

Por que esta é considerada uma abordagem top-down? Porque as metas foram definidas em primeiro lugar, e vocês decidirão como serão alcançadas pelas suas equipes. Vocês poderão, por exemplo, permitir que os membros vinculem os seus próprios trabalhos (como diferentes projetos e portfólios) à meta criada. Observem que o campo “Supporting work” (Trabalhos de apoio) está em branco até que vocês conversem com as suas equipes e façam o mapeamento do trabalho a ser executado.

Screenshot 2021-08-16 at 10.08.04

Screenshot 2021-08-16 at 10.08.28

:arrow_up: Abordagem bottom-up (de baixo para cima): :arrow_up:

  1. Foi recebido um direcionamento da equipe executiva, ou foi você o responsável por mapear um roteiro de alto nível para o ano.
  2. De modo geral, este direcionamento não começa de um ponto zero. Vocês verão que um percentual será calculado com base em trabalhos que estão em execução (projetos ativos na Asana pertinentes às metas).
  3. Façam uma lista com todos os projetos nos quais estão trabalhando.
  4. Escrevam todas as iniciativas nas quais vocês trabalharão conforme o direcionamento de alto nível estipulado.

Na minha experiência, para que funcione, procurem representar a estratégia de modo simples e fácil de acompanhar. Pode ser boa ideia categorizá-la em diferentes áreas.

Busquem temas em comum e criem um título explicativo para cada área.

Com os títulos definidos, criem uma meta na Asana para cada um deles e vinculem todos os projetos pertinentes. Reúnam-se com as suas equipes para estabelecer expectativas, a frequência dos acompanhamentos, as responsabilidades de cada um, as métricas, etc.

Para quem leu até aqui, darei uma dica prática que sempre funcionou comigo e é específica da Asana:

:star2::star2:Criem um projeto na Asana com o intuito de armazenar a sua estratégia. Usem-no como um caderno para anotar as conclusões das suas reuniões, categorizar tópicos, fazer brainstorms e registrar planejamentos. Quando o panorama geral estiver nítido, fiquem à vontade para criar essas metas com a funcionalidade da Asana. Este processo é útil porque dificilmente as suas estratégias estarão bem definidas desde o princípio. Desse modo, vocês poderão se preparar para criar as metas somente quando estiverem prontas para uso, evitando alterações de metas em andamento.

Isso também ajuda porque nem sempre as metas terão projetos ativos associados a elas no momento da criação, mas ainda assim pode ser necessário colocá-las no centro da estratégia. Com essa clareza, o mapeamento fica mais fácil.

Demonstrar a abordagem bottom-up com fotos não é algo simples, mas me disponho a orientar ou conversar com quem tiver dúvidas e quiser esclarecê-las comigo.

Espero que isto lhes seja útil! E vocês, como usam as :dart: Metas?

Rashad