Autor do texto: @Rosario_Messina
Texto original disponível em inglês: Formatting your task descriptions like a ninja
O novo editor de descrição está sendo disponibilizado aos poucos para o público em geral, e já sou fã!
Adicionar estilos de formatação, como cabeçalhos e quebras de página, me permite criar descrições muito melhores e mais fáceis de entender, abrindo ao mesmo tempo a possibilidade de mantê-las simples apenas com texto não formatado, se assim o desejar.
Achei que o lançamento deste recurso era uma excelente oportunidade para eu compartilhar os meus truques de formatação com todos, assim você poderá também usar o campo de descrição como um ninja .
Digite /
Se você digitar o símbolo da barra, um menu contextual aparecerá com todas as opções de formatação à sua disposição e muito mais!
Modo ninja ativado
Se você é como eu, cada segundo na vida conta, então você ficará feliz em saber que há uma maneira ainda mais rápida de aplicar os novos cabeçalhos e quebras de página.
Formatação tipo Markdown
Atalho | Formatação |
---|---|
# + espaço | Título 1 |
## + espaço | Título 2 |
- - - (traço triplo) | Quebra de seção |
A boa e velha formatação
E, claro, você ainda pode usar negrito, itálico, sublinhado e tachado.
Atalho no Windows | Atalho no Mac | Formatação |
---|---|---|
⌃ + B | ⌘ + B | Negrito |
⌃ + I | ⌘ + I | Itálico |
⌃ + U | ⌘ + U | Sublinhado (use a imaginação para este ) |
⌃ + ⇧ + X | ⌘ + ⇧ + X |
Listas numeradas ou com marcadores
Poucos sabem que há dois atalhos para selecionar um texto e convertê-lo em lista numerada ou com marcadores:
---|---|---|
⌃ + ⇧ + 7 | ⌘ + ⇧ + 7 | Lista numerada |
⌃ + ⇧ + 8 | ⌘ + ⇧ + 8 | Lista com marcadores |
E, claro, os marcadores também surgirão quando você começar a digitar.
Atalho | Formatação |
---|---|
- | Estilo com marcadores |
1. | Estilo com números |
Trabalhando sem tirar a mão do mouse
Se você selecionar uma palavra, aparece a apenas alguns pixels de distância uma pequena barra de ferramentas suspensa, e nela você encontrará todas as opções de formatação desejáveis a um clique.
Como usar blocos
Pode-se controlar com precisão o que entra num bloco já criado e o que passa a fazer parte de um novo bloco.
Atalho | Resultado |
---|---|
Criar um parágrafo em um novo bloco | |
⇧ + | Criar um parágrafo no mesmo bloco |
Como mover blocos de texto
Pode-se arrastar e soltar para cima ou para baixo os blocos, conforme necessário. Não sei até que ponto vou utilizar isto, já que gosto de usar o teclado ao máximo, mas vejo que pode ser útil ao reordenar listas, por exemplo.
Modificadores globais e dicas extras
Truques:
- Com um traço “-” e o símbolo “>” se obtém uma seta →
- ⌘ + K permite adicionar um link
- Se você selecionar uma palavra e usar o atalho de colar ⌘ + V, ele vai colar o link na palavra
Modificadores globais
Confira a seguir atalhos do teclado que você pode usar em qualquer campo textual ou editor de texto num computador e vão sem sombra de dúvida poupar anos se você os usar com regularidade
---|---|---|
⌃ + A | ⌘ + A | Selecionar o texto inteiro |
⌃ + → ou ← | ⌥ + → ou ← | Mover o cursor uma palavra para a esquerda ou para a direita |
Home e End | ⌘ + → ou ← | Mover o cursor para o início ou o fim da linha |
⌃ + ↓ ou ↑ | ⌥ + ↓ ou ↑ | Mover o cursor para a linha de cima ou de baixo (Windows e Linux) ou para o início ou o fim de um parágrafo (Mac) |
Se você combinar o comando anterior com Shift ⇧, poderá selecionar palavras, linhas ou parágrafos inteiros num piscar de olhos. Se eu clicar em “⇧ + ⌥ + ↑” enquanto digito este texto, eu selecionaria o parágrafo inteiro assim:
Você gostaria de acrescentar alguma coisa aqui? Fique à vontade para contribuir nos comentários! Terei prazer em atualizar o texto com a sua contribuição.
Espero que isto tenha sido útil!
Cuide-se,
Rosario