Formate a descrição das suas tarefas como um ninja 🥷

Autor do texto: @Rosario_Messina

Texto original disponível em inglês: Formatting your task descriptions like a ninja :ninja:


O novo editor de descrição está sendo disponibilizado aos poucos para o público em geral, e já sou fã! :heart_eyes:

Adicionar estilos de formatação, como cabeçalhos e quebras de página, me permite criar descrições muito melhores e mais fáceis de entender, abrindo ao mesmo tempo a possibilidade de mantê-las simples apenas com texto não formatado, se assim o desejar.

Achei que o lançamento deste recurso era uma excelente oportunidade para eu compartilhar os meus truques de formatação com todos, assim você poderá também usar o campo de descrição como um ninja :ninja:.

Digite /

Se você digitar o símbolo da barra, um menu contextual aparecerá com todas as opções de formatação à sua disposição e muito mais!

2022-09-30 Captura de tela 000315

Modo ninja ativado :ninja:

Se você é como eu, cada segundo na vida conta, então você ficará feliz em saber que há uma maneira ainda mais rápida de aplicar os novos cabeçalhos e quebras de página.

Formatação tipo Markdown :raised_hands:

Atalho Formatação
# + espaço Título 1
## + espaço Título 2
- - - (traço triplo) Quebra de seção

2022-09-30 Captura de tela 000316

A boa e velha formatação

E, claro, você ainda pode usar negrito, itálico, sublinhado e tachado.

Atalho no Windows Atalho no Mac Formatação
⌃ + B ⌘ + B Negrito
⌃ + I ⌘ + I Itálico
⌃ + U ⌘ + U Sublinhado (use a imaginação para este :face_with_raised_eyebrow:)
⌃ + ⇧ + X ⌘ + ⇧ + X Tachado

Listas numeradas ou com marcadores

Poucos sabem que há dois atalhos para selecionar um texto e convertê-lo em lista numerada ou com marcadores:

Atalho no Windows Atalho no Mac Formatação
⌃ + ⇧ + 7 ⌘ + ⇧ + 7 Lista numerada
⌃ + ⇧ + 8 ⌘ + ⇧ + 8 Lista com marcadores

2022-09-30 Captura de tela 000322

E, claro, os marcadores também surgirão quando você começar a digitar.

Atalho Formatação
- Estilo com marcadores
1. Estilo com números

2022-09-30 Captura de tela 000323

Trabalhando sem tirar a mão do mouse

Se você selecionar uma palavra, aparece a apenas alguns pixels de distância uma pequena barra de ferramentas suspensa, e nela você encontrará todas as opções de formatação desejáveis a um clique.

2022-09-30 Captura de tela 000324

Como usar blocos

Pode-se controlar com precisão o que entra num bloco já criado e o que passa a fazer parte de um novo bloco.

Atalho Resultado
Criar um parágrafo em um novo bloco
⇧ + Criar um parágrafo no mesmo bloco

Como mover blocos de texto

Pode-se arrastar e soltar para cima ou para baixo os blocos, conforme necessário. Não sei até que ponto vou utilizar isto, já que gosto de usar o teclado ao máximo, mas vejo que pode ser útil ao reordenar listas, por exemplo.

2022-09-30 Captura de tela 000319

Modificadores globais e dicas extras

Truques:

  • Com um traço “-” e o símbolo “>” se obtém uma seta →
  • ⌘ + K permite adicionar um link
  • Se você selecionar uma palavra e usar o atalho de colar ⌘ + V, ele vai colar o link na palavra

Modificadores globais :earth_africa:

Confira a seguir atalhos do teclado que você pode usar em qualquer campo textual ou editor de texto num computador e vão sem sombra de dúvida poupar anos se você os usar com regularidade :slight_smile:

Atalho no Windows Atalho no Mac Formatação
⌃ + A ⌘ + A Selecionar o texto inteiro
⌃ + → ou ← ⌥ + → ou ← Mover o cursor uma palavra para a esquerda ou para a direita
Home e End ⌘ + → ou ← Mover o cursor para o início ou o fim da linha
⌃ + ↓ ou ↑ ⌥ + ↓ ou ↑ Mover o cursor para a linha de cima ou de baixo (Windows e Linux) ou para o início ou o fim de um parágrafo (Mac)

Se você combinar o comando anterior com Shift ⇧, poderá selecionar palavras, linhas ou parágrafos inteiros num piscar de olhos. Se eu clicar em “⇧ + ⌥ + ↑” enquanto digito este texto, eu selecionaria o parágrafo inteiro assim:

2022-09-30 Captura de tela 000330

Você gostaria de acrescentar alguma coisa aqui? Fique à vontade para contribuir nos comentários! Terei prazer em atualizar o texto com a sua contribuição. :slight_smile:

Espero que isto tenha sido útil!

Cuide-se,
Rosario