Como eu faço para limitar a edição da tarefa? Quero que minha equipe só consiga editar as tarefas em que eles estão marcados como “colaboradores” ou “responsáveis” .
Entretanto quando eu configuro a equipe como “Comentadores” ou “Editores” eles não consegue editar as tarefas em que estão como “colaboradores” ou “responsáveis”.
Logo eu tenho que deixar todos como “Editores”, e isso se torna um problema pois todos podem editar as tarefas de todos (inclusive as que não estão atribuídas aquela pessoa em específico).
Olá @Vitor_Freitas1, infelizmente, isso ainda não é possível na Asana. No momento, as permissões de colaboradores são definidas a nível de projeto. Isso significa que, dentro de um mesmo projeto, os usuários terão o mesmo nível de permissão para todas as tarefas.
Se os colaboradores não precisarem de acesso a todas as tarefas do projeto, uma alternativa é adicioná-los apenas às tarefas específicas que podem visualizar ou editar, sem conceder acesso ao projeto inteiro.
Imagine que eu criei uma tarefa onde me atribuí como responsável, e um outro usuário configurado como “editor” excluiu minha tarefa.
Tem como eu descobrir quem foi que excluiu a minha tarefa?
Acredito que não termos esse poder de restringir o acesso de cada pessoa possa ser um problema dentro do Asana… Pela sua resposta, ou as pessoas podem editar tudo dentro de um projeto, ou não podem editar nada…
Se a tarefa foi excluída nos últimos 30 dias e você tem um plano pago, você pode tentar recuperá-la usando a ferramenta de busca avançada.
Caso não tenha acesso aos recursos pagos, mas ainda esteja dentro desse período, nossa Equipe de Suporte pode ajudá-lo.
No entanto, se a tarefa foi excluída permanentemente, infelizmente não há como recuperá-la, nem mesmo com a ajuda da nossa equipe. Essa opção existe por questões de retenção de dados, e uma vez utilizada, a tarefa é removida de forma definitiva.
Minha preocupação seria mais no controle do projeto no Asana,
Não possuir uma configuração que faça com que as tarefas somente possam ser editadas pelos seus responsáveis/colaboradores me parece uma falta importante.
Na imagem acima, possuo um grupo de 10 pessoas no projeto, imaginei que colocando-as como “Visualizadoras” e editando a opção “Colaboradores da tarefa” como “Editor”, essas pessoas seriam capazes de editar as tarefas em que são classificadas como colaboradoras, mas no caso, elas ficam somente como “Visualizadoras” mesmo…
Oi @Vitor_Freitas1, me desculpe pela demora e pela confusão.
Na verdade, você está correto, recentemente lançamos uma nova funcionalidade que permite configurar diferentes permissões para usuários com base em dois fatores:
Adicionar uma equipe inteira ao projeto com um nível de acesso padrão para todos os membros dessa equipe.
Adicionar usuários individualmente ao projeto.
Com essa mudança, a regra é que, se um usuário receber dois níveis de acesso diferentes em um projeto (um por equipe e outro individualmente), a Asana atribuirá automaticamente o nível mais alto de acesso entre as opções disponíveis.
No seu exemplo:
A permissão padrão para colaboradores no projeto é Editor.
A equipe “Geradores” foi adicionada ao projeto com permissão padrão de Visualizador.
Se o usuário em questão faz parte da equipe “Geradores”, ele terá permissão de Visualizador nas tarefas desse projeto. Porém, se ele for adicionado como colaborador a uma tarefa específica e o nível de acesso para colaboradores for Editor (como no seu caso), o nível mais alto de acesso prevalecerá, permitindo que o usuário edite ou comente na tarefa, mesmo que seu acesso ao projeto seja mais restrito.
Tentei replicar este caso na minha Asana, e não parece que há algum bug. As permissões estão funcionando normalmente.
Se essas configurações estiverem corretas, mas o usuário ainda não conseguir editar a tarefa, pode haver algum conflito nas permissões atribuídas. Como não temos acesso aos dados das contas aqui no Fórum, recomendo entrar em contato com nossa Equipe de Suporte, que poderá investigar o caso com mais detalhes e ajudar a resolver a situação.
Uma última dúvida sobre esse tópico: Quando você replicou o caso na sua conta do Asana, as pessoas que estavam como “Visualizadoras” mas podiam editar as atividades que estavam em colaboração conseguiam criar novas tarefas dentro do projeto?
Olá @Vitor_Freitas1. Não, na verdade, a permissão de Editor adquirida por ser adicionado como colaborador de uma tarefa só é válida na(s) tarefa(s) onde ele é adicionado. Se o usuário X é membro do projeto com permissão de Visualizador, mas não é colaborador em nenhuma tarefa, ele só terá permissão de Visualizador em todas as tarefas no projeto.
Se ele é então adicionado como colaborador na “tarefa A”, ele terá acesso de Editor na “tarefa A”, mas permanecerá como Visualizador nas demais tarefas, a não ser que também seja adicionado como colaborador nelas.